Entre todos
os milhares de hadith, existem alguns que pertencem a uma categoria
especial. São conhecidos como hadith
Qudsi. São ditos que o profeta Muhammad
atribui a Deus. São a mensagem de Deus
para a humanidade, mas nas palavras do profeta Muhammad. Existem mais de 100 hadith Qudsi e eles
geralmente lidam com assuntos espirituais ou éticos. Um dos mais belos e abrangentes dos hadith
Qudsi é o dito a seguir: Transmitido
para nós de Deus para o profeta Muhammad e então através de gerações por meio
de uma cadeia de narradores autênticos e confiáveis.
"Ó Meus
servos, certamente eu proibi a injustiça para Mim, e a proibi entre vós,
portanto, não sejais injustos entre vós. Ó Meus servos, todos estão perdidos
(desviados) a não ser aqueles a quem eu guiar. Portanto, busquem minha
orientação e Eu os orientarei. Ó Meus servos, todos vós estarão famintos, a não
ser aqueles que eu alimentar. Portanto, peçam a Mim a alimentação e Eu os
alimentarei. Ó Meus servos, todos vós estarão nus, exceto quem eu vestir,
portanto peçam a Mim a vestimenta e Eu os darei de vestir. Ó Meus servos, vós cometeis faltas de dia e
de noite, e Eu perdoo todos os pecados, portanto, implorem perdão a Mim e Eu os
perdoarei. Ó Meus servos, não Me
prejudicarão e nem Me beneficiarão. Ó Meus servos, se o primeiro entre vós e o
último, os humanos entre vós e os gênios fossem todos piedosos no coração do
mais piedoso entre vós, isto não adicionaria nada ao Meu reino. Ó Meus servos, se o primeiro entre vós e o
último, os humanos entre vós e os gênios fossem todos depravados no coração
mais libertino e depravado entre vós, isto não diminuiria em nada Meu reino. Ó
Meus servos, se o primeiro entre vós e o último, os humanos e os gênios, estivessem
num só lugar me rogando, e Eu desse para cada um o seu pedido, não diminuiria
isto do que eu possuo a não ser como diminui a agulha quando introduzida no
oceano. Ó Meus servos, são só vossas
obras que computo e depois as retribuirei. E quem encontrar o bem que agradeça
a Allah, e quem encontrar o contrário que não culpe senão a si mesmo."
Deus
enfatiza justiça e o Islã condena e proíbe todas as formas de injustiça e
opressão. Deus, o Todo-Poderoso, é o
Mais Justo, é Dele que toda a justiça emana.
Deus tornou a opressão ilícita para Si mesmo e Sua promessa é
verdadeira: muitos versículos no Alcorão testemunham isso.
"...
porque o teu Senhor não é injusto para com os Seus servos." (Alcorão
41:46)
"Deus
jamais deseja a injustiça para a humanidade." (Alcorão 3:108)
"Deus
não frustrará ninguém, nem mesmo no equivalente ao peso de um átomo."
(Alcorão 4:40)
Deus também
tornou a opressão de qualquer tipo ilícita para a humanidade. O Islã nos diz que existem três tipos de
opressão ou injustiça. A primeira é a
injustiça em relação a Deus, que é a associação de parceiros a Ele. A segunda injustiça é em relação a nós
mesmos, que é cometer pecados e a terceira é ser injusto com outros (a
humanidade e outras criaturas). O Islã é
mais que uma religião, é um código de práticas.
Seguir o Islã significa que os direitos concedidos sobre a humanidade
por Deus são respeitados e mantidos. O
Islã busca a justiça para todas as criaturas, grandes e pequenas.
“Nós
enviamos Nossos Mensageiros com claros sinais e fizemos descer com eles o Livro
e a Balança de modo a estabelecer justiça entre os homens...” (Alcorão 57:25)
Nesse hadith
Qudsi Deus começa enfatizando a importância da justiça. Ele condena a opressão e deixa claro que a
opressão não é parte dos
ensinamentos
do Islã, nem é tolerada pelos crentes.
Entretanto, Ele não para ali e prossegue dizendo que toda a humanidade
está perdida, a não ser aqueles a quem Ele (Deus) escolheu guiar. Pede que sempre que busquemos orientação, a
busquemos Dele, porque ela não pode ser obtida em nenhum outro lugar.
Sem
orientação estamos perdidos, em busca contínua por conforto. É a dádiva mais preciosa de Deus. Saber disso e entender os conceitos de
justiça e perdão inerentes ao Islã nos enriquece e completa. Saber que nosso propósito é adorar Deus nos
libera. A orientação capacita uma pessoa
a aceitar e ser grata pelas bênçãos que Deus concede a cada segundo todos os
dias. A humanidade depende de Deus, mas
Deus, entretanto, não precisa da humanidade.
Esse hadith detalhado nos dá um entendimento claro de nossa necessidade
por Deus. Semana que vem discutiremos
esse tópico e aprenderemos que nada acontece sem a permissão de Deus.
in(IR)
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